Um grupo de servidores técnico-administrativos e estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) ocupa o hall do prédio da reitoria da universidade desde às 6h desta quarta-feira. Pelo menos 50 pessoas se reúnem na manifestação, que faz parte de uma mobilização nacional em função da greve dos servidores.
Já passamos dos três meses de greve. As reitorias das universidades do Brasil estão sendo ocupadas hoje para reivindicar principalmente a política de ajuste fiscal do governo federal e os repasses para a educação nas universidades, além de pautas específicas da UFSM explica Alcir Martins, que está no comando local da greve.
Grevistas ocupam prédio da reitoria no centro de Santa Maria
Entre as principais reivindicações e que serão tratadas em um cronograma de reuniões neste mês está a revogação da lei que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares(Ebserh) que administra o Hospital Universitário, problemas de mobilidade e transporte e flexibilização da jornada de trabalho para 30 horas.Mas a principal colocação hoje é a nossa pauta nacional, e cobrar do reitor um posicionamento junto à Associação Nacional dos dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) completa Martins.
Os grevistas impedem o acesso de funcionários aos prédios da reitoria e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Apenas servidores que não trabalham no prédio, mas precisam bater o ponto no local, podem ter acesso.
Não há uma previsão de término da manifestação.
"